quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bullyning


O fenômeno Bullying tão debatido hoje no meio escolar e mais recentemente nos relacionamentos on-line, a um comportamento de assédio moral que existe há muitos anos. A diferença é que hoje temos a comunidade internacional debatendo sobre.
Bullying é um termo nascido na Inglaterra e debatido entre as nações, principalmente as vinculadas á ONU. Podemos dizer que é um dos temas da hora.
Tudo bem que atualmente o discurso ante bullying estão nos autos de procedimentos pedagógicos de todas as escolas, mas na prática a garotada continua cometendo o bullying.
Dados de pesquisas recentes revelam que o bullying prejudica em desempenho escolar tanto aquele que ataca quanto o que é atacado, este por ter sua auto-estima abalada e aquele por sentir ansioso pela represaria que possa sofrer. As intervenções na base de perseguição, ou por parte dos professores ou por técnicos em educação, trás pouco resultado.
São as escolas que atacaram ao problema através de amplo debate com toda a comunidade escolar, com grande participação dos pais, podem contemplar algum resultado a longo prazo. Do contrário, vai sobrar fichas de ocorrências e suspensão aos alunos que praticam o bullying. Pior ainda, sem que a escola proceda com expulsão destes, mas, entre jovens, quando a regra é reagida sem efeito claro de punição, o problema que está sendo atacado piora. É melhor investir na cultura da paz, de forma permanente em todas as disciplinas, transversalmente, em contínuo encontro com os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário